Não há filas para as caixas nem dinheiro, há sensores, muitas câmaras e uma app.
O Pingo Doce abriu uma nova loja no Campus Universitário de Carcavelos, um pouco diferente das habituais, direcionada ao público estudantil de forma inovadora, serve de laboratório para tecnologias que façam sentido para todas as lojas.
A "Lab Store" do Pingo Doce, é uma loja onde não há "caixas de pagamento" que irá servir de laboratório para testar novas tecnologias que podem ser replicadas noutros locais mas que, para já, vai ser um "ataque" direto ao público jovem, universitário, que frequenta a universidade e vive nas redondezas.
Como é que funciona?
O processo começa com o download de uma aplicação Pingo Doce & Go NOVA que se autentica pela primeira vez com uma mensagem SMS.
Ao entrar na loja, o utilizador abre a porta, tipo torniquete, mostrando o smartphone a um leitor QR Code. O torniquete abre e, aí, na "app" é criado um "cesto de compras virtual".
Através desta aplicação, os clientes retiram os produtos das prateleiras e, depois da leitura das etiquetas eletrónicas, vão fazendo automaticamente a atualização o seu cesto de compras. "No final, tendo associado um método de pagamento à sua conta, podem sair da loja sem passar por qualquer caixa registadora".
Além disso, outra alternativa é usar o smartphone para fazer "scan" do código de barras. Algo que já está disponível há muito noutras cadeias de supermercados mas que o Pingo Doce garante que "o desenho da experiência" no seu caso é diferente.
Esta loja conta também com uma zona de pronto a comer, onde haverá oferta de refeições pré-preparadas, sushi e serviço de massas e saladas feitas ao momento, latas de atum, produtos de higiene, refrigerantes, preservativos, medicamentos não sujeitos a receita médica. Tudo é muito rápido de adicionar ao cesto. Só um produto poderá parecer um pouco mais estranho: não há balanças para pesar a fruta (nem operadores de caixa para o fazer), portanto todas as peças de frutas são adicionadas individualmente — sim, uma tangerina de cada vez, uma banana de cada vez.
A loja tem uma área de cerca de 250 m2 e estará aberta das 7h30 às 21h de segunda a sábado.
No exterior, existe uma máquina 'Go 24/7', operacional 24 horas por dia, 7 dias por semana, que oferece um sortido de conveniência – fruta cortada, comida pronta ou sumos naturais, assim como uma seleção de produtos biológicos, integrais, sem glúten e sem lactose.
Para adquirir os produtos, o cliente apenas tem de abrir a porta da máquina e retirar o que pretende. O débito é feito automaticamente no cartão de crédito".
Não há dinheiro físico nesta loja, que está minada de sensores e câmaras "sem ângulos mortos".
Sem comentários:
Enviar um comentário