23 de fevereiro de 2017

Andas de transportes públicos? Então...adeus bilhetes, olá app!






A app Via Verde permite pagamentos em transportes públicos

Os passageiros das empresas públicas de transportes da área metropolitana de Lisboa vão, em breve, utilizar o telemóvel para validar e pagar a viagem, não necessitando de bilhete, através de uma nova “app”, que vai ser disponibilizada para dispositivos iOS e Android,  sendo que o custo da viagem será debitado via “bluetooth”.

Ao entrar num transporte público, em que seja possível utilizar este sitema de pagamento, o sistema vai detetar isso e vai convidar o utilizador a encostar o smartphone a um módulo de reconhecimento para validar a viagem. Se estiver no metro, então será convidado a encostar o smartphone ao terminal que está localizado nas cancelas de passagem.

Dependendo do transporte que usar e da forma como o usar, a aplicação depois fará a cobrança aos valores atuais de cada título de transporte. Mas a aplicação da Via Verde tem algoritmos que podem até ajudar a poupar algum dinheiro.

Imaginando que faz cinco viagens de metro num dia, a aplicação vai detetar automaticamente que esse valor é superior ao valor de um bilhete de 24 horas para esse transporte – pelo que acabará por cobrar automaticamente apenas o valor do bilhete diário. Mesmo sem o utilizador necessitar de saber que a possibilidade de bilhete diário existe – se detetar um potencial de poupança, a aplicação vai executá-la.

Este sistema de cobrança inteligente, chamemos-lhe assim, é designado pela Novabase como uma tecnologia de smart-pay-as-you-go.

Quando estiver nas suas capacidades máximas de utilização, a aplicação vai permitir ainda definir previamente qual o percurso que pretende fazer e vai permitir fazer uma gestão mais alargada das despesas de mobilidade – pode incluir na sua aplicação as despesas dos seus filhos, por exemplo.

Desde setembro que o sistema está a ser testado por um pequeno grupo de pessoas na Fertagus, mas o anúncio de hoje traz também a Carris, Transtejo e o Metro que em breve podem disponibilizar esta funcionalidade.




A apresentação deste novo sistema desenvolvido pela Via Verde e pela Novabase realizou-se no Museu da Carris, dia 22 de fevereiro, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, e responsáveis da Novabase e da Via Verde.


A aplicação pertence à Brisa que já tem mais de 3 milhões de clientes do serviço Via Verde. “Esta é uma aplicação universal (que funciona com vários operadores) que já tem a confiança do mercado (porque é um serviço pós-pago com vários anos de utilização), conveniente (está no smartphone) e simples de utilizar”, sublinhou Pedro Mourisca, da Brisa.

Esta solução resulta de uma parceria entre a Via Verde Transportes, empresa do universo da Brisa, a Carris, o Metropolitano de Lisboa e a Transtejo/Soflusa e permite, entre outras coisas, que o titular da conta adicione mais utilizadores.

Assim, é possível, por exemplo, a um encarregado de educação carregar um plafond para os filhos utilizarem em transportes ou comprar o passe. O sistema também permite a uma entidade patronal distribuir esses valores pelos funcionários.


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