23 de abril de 2016

Cronologias do Portugal Contemporâneo




Cronologias do Portugal Contemporâneo, 1960-2015 corresponde a uma ideia original de António Barreto, que concebeu e lançou este projecto, convidando a equipa responsável pela sua concretização.

Ao fim de alguns anos de trabalho árduo, com uma minuciosa pesquisa de fontes e beneditina paciência na recolha de factos, a equipa – constituída por Paulo Silveira e Sousa, António J. Ramalho e Octávio Gameiro – produziu uma obra de referência que, doravante, será um instrumento de consulta indispensável para historiadores e cientistas sociais e, bem assim, por todos os cidadãos interessados em conhecer, de forma rigorosa, a evolução do país nas últimas décadas. 

É usual dizer-se, e com razão, que o panorama cultural português se caracteriza por uma lamentável ausência de obras de consulta e instrumentos de trabalho, como cronologias, dicionários temáticos, roteiros de fontes ou repertórios bibliográficos. 

Cronologias do Portugal Contemporâneo, 1960-2015 representa o contributo da Fundação Francisco Manuel dos Santos para, no domínio da identificação de datas e factos relevantes das últimas décadas, colmatar esta lacuna.

A obra, que cobre um arco temporal que vai da década de 1960 à actualidade, encontra-se organizada por décadas, em sequência cronológica, e, em cada ano, por áreas temáticas: Política, Economia, Sociedade, Cultura e Internacional. Procurou-se, desta forma, cobrir um amplo espectro da realidade, fornecendo informação factual e objectiva sobre os factos que marcaram o Portugal contemporâneo.

Após uma primeira revisão de conteúdo efectuada pelo autor destas linhas, a obra foi revista por três conceituados historiadores – António Duarte Silva, Fátima Patriarca e José Barreto –, sendo, naturalmente, uma obra aberta e, num certo sentido, sempre inacabada. Mas, sem dúvida, uma obra de referência para conhecer Portugal contemporâneo, e os principais factos que marcaram um passado que ainda é presente.

A RTP, associou-se ao projecto, disponibilizando o seu arquivo áudio e vídeo, havendo assim vários filmes ou noticias e peças de rádio nos diferentes conteúdos. Por sua vez, o Círculo de Leitores imediatamente se dedicou à edição desta obra em livro, produzindo cinco volumes, um por cada década, numa edição exclusiva do Círculo de Leitores.

Para aceder ao site cronologias clica aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário