19 de fevereiro de 2022

Olha o render da guarda...é já neste domingo.


A Guarda Nacional Republicana, promove ao terceiro Domingo de cada mês, pelas 11:00 horas, através do Esquadrão Presidencial, o Render Solene da Guarda ao Palácio Nacional de Belém, o qual é frequentemente descrito como uma das mais belas cerimónias militares em todo o mundo, habitualmente assistido por centenas de pessoas.

O Render Solene da Guarda, cerimónia revestida de grande simbolismo e tradição, surgiu no ano de 1969, retomando uma antiga tradição militar. A cerimónia é realizada pelos militares que garantem a segurança permanente à Residência Oficial de Sua Excelência o Presidente da República e a prestação de honras militares aos Chefes de Estado que visitam Portugal desde 1912, ano em que o Palácio Nacional de Belém se tornou Residência Oficial de Sua Excelência o Presidente da República.

Na cerimónia participam 160 militares da Guarda Nacional Republicana que constituem as Guardas ao Palácio (a Guarda rendida e a que rende), a Banda de Música, um Pelotão a cavalo que escolta o portador do Santo-e-Senha, a Charanga a Cavalo e binómios cinotécnicos.

Na varanda do palácio, o terno de clarins anuncia o início da cerimónia, com o desfile militar e com uma atuação da Banda de Música que abrilhanta o cerimonial através da execução de marchas militares, bem como de uma peça musical que difere mensalmente.

No final do cerimonial, a Charanga a Cavalo atua no Jardim Vieira Portuense, onde se assiste a um magnífico carrossel de movimentos executados pelos seus cavalos enquanto os cavaleiros brindam o público com trechos musicais, sendo a única Charanga a Cavalo no mundo a tocar a galope.



Sem comentários:

Enviar um comentário