25 de abril de 2022

Viva Liberdade!!! Viva!!! e se queres saber mais sobre a liberdade em Portugal tens de visitar este museu

O Museu do Aljube - Resistência e Liberdade foi inaugurado em 25 de abril de 2015.

Foram precisos passarem 5 anos para que eu fosse visitar este museu.
É estranho como deixei passar tanto tempo e hoje arrependo-me bastante de não o ter feito mais cedo.

Este museu é fantástico. Além de ter um percurso temporal ao longo dos seus 3 pisos, é interessnte pois somos obrigados a fazer um percurso que nos remete para este período da nossa história.
Não é aqueles museus aborrecidos em que às vezes nos sentimos perdidos do que ver primeiro ou andar a saltar de sala em sala e às tantas voltámos onde já tivemos.
Aqui houve um cuidado na apresentação da informação, nos materiais gráficos, na reconstituição histórica, há pormenores sonoros e visuais que dão início com a nossa passagem. 
Sem querer revelar nada, existe uma sala em que apanhei um susto por causa de um barulho, depois diz-me se também te aconteceu o mesmo.
Se não conheces o Museu do Aljube...aconselho-te a visitares!!!

Este museu é dedicado à história e à memória do combate à ditadura e ao reconhecimento da resistência em prol da liberdade e da democracia. 

É um sítio musealizado e um museu histórico que pretende preencher uma lacuna no tecido museológico português, projetando a valorização da memória de luta contra a ditadura na construção de uma cidadania esclarecida e responsável e assumindo a luta contra o silenciamento desculpabilizante, e muitas vezes cúmplice, do regime ditatorial que dirigiu o país entre 1926 e 1974.

Localiza-se na cadeia do Aljube, situada em Lisboa, foi um estabelecimento prisional que recebeu presos do foro eclesiástico até 1820, mulheres acusadas de delitos comuns até aos finais da década de 1920 e presos políticos do Estado Novo a partir de 1928 até ao seu encerramento em 1965. 

Sem comentários:

Enviar um comentário