Já diziam as nossas avós: no meu tempo não havia prazos de validade e comíamos os alimentos na mesma!
Afinal, as nossas avós tinham uma certa razão. 31% do desperdício alimentar em Portugal acontece em casa... E uma das maiores causas desse desperdício é a passagem de validade dos alimentos.
A verdade é que uma boa parte deste desperdício pode ser evitada - se soubermos interpretar os prazos de validade correctamente!
Mais de metade dos consumidores não sabe o significado do rótulo "Consumir de preferência antes do fim de"... nem que muitos alimentos podem ser consumidos após o prazo.
Os alimentos com o rótulo "Consumir de preferência antes de" ou "antes do fim de" podem, muitas vezes, ser consumidos depois de a validade expirar. E, para o fazer com segurança, basta um simples teste com os nossos sentidos: observar, cheirar e provar.
Na tua próxima ida ao supermercado, poderás encontrar o rótulo OBSERVAR CHEIRAR PROVAR nos queijos A Vaca que ri!
Estes são produtos com data de durabilidade mínima, ou seja: se a data for ultrapassada, podem começar a perder as suas qualidades gustativas e organoléticas, mas sem representarem um risco para a saúde! Se tiverem sido conservados corretamente, podem ser consumidos após o prazo.
Queres descobrir mais verdades sobre prazos de validade?
Sabe mais aqui - https://toogoodtogo.pt/pt/campaign/observar-cheirar-provar


Sem comentários:
Enviar um comentário