11 de agosto de 2020

A Fundação José Saramago lá fora vai ter concertos ao ar livre

Fundação José Saramago lá fora Concertos ao ar livre
12, 19 e 28 de agosto, 20h30

No mês de agosto, a Fundação José Saramago organiza uma série de concertos ao ar livre à porta da Casa dos Bicos. 

12 de agosto - grupo O Povo. 
19 de agosto - El Sur 
28 de agosto - Hill's Union 

Os concertos acontecerão sempre às 20h30, à porta da FJS. 
Serão cumpridas as recomendações da DGS (Direção-Geral da Saúde) sobre o Covid-19.

O Povo
Por acreditarmos ser o seu primordial interesse e a base para qualquer ideia de futuro, com o Povo propusemo-nos a encontrar, reunir e dar voz aos apelos que por todo o mundo se fazem à Paz e ao fim de todas as guerras.
Encantou-nos a forma – simples em alguns casos e mais articulada noutros, como as histórias de guerra se contam, como se tenta transmitir a dor, como se apontam responsáveis, como não se vira a cara à luta por este bem maior.
A Paz, não apenas como ausência de guerra, mas como chão onde os povos podem florescer, progredir, partilhar os esforços e a abundância.
É esta Paz que canta o Povo, com a certeza de que não a teremos se não nos dedicarmos a combater os que a ameaçam.
Formação: Rui Galveias – Guitarra | Sofia Lisboa – Voz | André Ferreira – Contrabaixo | Rui Alves – bateria

El Sur
Bebemos o Atlântico e as músicas portuárias dos lugares que fomos encontrando, sentámo-nos nas sonoras montanhas mapuche e nas planícies de Zapata. Encontrámos na América do Sul, na aventurança dos seus povos e na poesia de algumas das suas almas maiores como Victor Jara ou Violeta Parra, Viglietti ou Guillen, um incrível mapa ilustrado para a esperança. Agora construímos o nosso próprio caminho com a criação das nossas canções.
Rui Galveias – guitarra | Joana Manuel – voz | Rui Alves –  bateria | Tiago Neo – baixo | João Cardoso – sintetizadores.

Hill's Union
Mais de 100 anos passados sobre a sua morte, Joe Hill mantém-se como uma figura central do sindicalismo revolucionário, um agitador e organizador cujas palavras e canções lançaram as sementes para o aparecimento de artistas progressistas como Pete Seeger, Woody Guthrie, Bob Dylan, Malvina Reynolds ou Florence Reece.Retomar as canções de Joe Hill, faz todo o sentido porque em quase todas as suas frases encontramos paralelo nos nossos dias.Mas este projecto é mais do que um mero tributo, é um ponto de partida para novas abordagens às canções de Hill, para novos temas, ligados à vida, ao nosso dia a dia, à nossa realidade.
Pedro Salvador – voz e guitarra | Rui Alves – guitarra | Tiago Santos – guitarra e voz

Mais info aqui - https://www.josesaramago.org


Sem comentários:

Enviar um comentário