24 OUTUBRO, 70.º ANIVERSÁRIO DA ONU
Evento global ilumina monumentos a azul
No dia 24 de outubro de 2015 mais de 150 monumentos, museus, pontes e outros edifícios emblemáticos, em mais de 45 países de todo o mundo, foram iluminados a azul - a cor oficial da ONU -, como parte de uma campanha global para comemorar o Dia da ONU, sendo que em 2015 a organização celebra o seu 70º aniversário. Portugal, à semelhança de vários outros países, iluminou a azul da ONU os Paços do Concelho da capital, Lisboa.
Construções mundialmente famosas tais como a Ópera de Sydney (Austrália), as Grandes Pirâmides de Gizé (Egito), a estátua do Cristo Redentor (Rio de Janeiro, Brasil) e o Empire State Building (Nova Iorque, EUA) estiveram iluminadas a azul.
Também se juntaram ao evento o Museu Hermitage (Rússia), a antiga cidade de Petra (Jordânia), a Torre Inclinada de Pisa (Itália), o Castelo de Edimburgo (Escócia), o Palácio de Westminster (Reino Unido), a Torre Sky Tree (Japão) e o Palácio de Alhambra (Espanha), entre muitos outros.
A sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, esteve iluminada a azul ao longo de duas noites: a de 23 de outubro, quando teve lugar o concerto anual do Dia da ONU, e a de 24 de outubro.
Este evento global foi coberto extensivamente através das redes sociais com a hashtag #UNBlue e a hashtag # UN70, para a partilhar de imagens e comentários com milhões de pessoas em todo o mundo através do Instagram, Facebook, Twitter, Weibo, Flickr e muito mais. Fotos e vídeos das construções iluminadas a azul da ONU em todo o mundo, em alta resolução, foram disponibilizadas aos meios de comunicação via UNIFEED e Flickr.
Mais informações sobre o evento "Iluminar o mundo a azul da ONU" e outras atividades globais de comemoração do 70º aniversário podem ser encontradas em www.un.org/UN70
Para obter a lista completa de monumentos e outros dados sobre como participar, entre em contato com:
• Sede da ONU
Andi Gitow, Departamento de Informação Pública: gitow@un.org Jeffrey Brez, Departamento de Informação Pública: brez@un.org
• Centro de Informação Regional da ONU para a Europa Ocidental
|
Sem comentários:
Enviar um comentário