O alerta foi dado!!
Há uma onda de ataques de um malware que afecta routers de diversos fabricantes, e a recomendação para o combater é fazer um reboot ao router, ou seja, desligar e voltar a ligar...simples não?!
O VPNFilter é um malware que se pode infiltrar em routers e NAS de marcas como a Linksys, MikroTik, Netgear, e TP-Link, sendo estimado que mais de 500 mil routers estejam actualmente sob o seu controlo.
Estima-se que pelo menos 500 mil roteadores e outros dispositivos em todo o mundo foram infectados por malwares sofisticados que provavelmente vêm de hackers patrocinados pelo Estado russo, como revelaram os laboratórios da Cisco Talos na semana passada. O malware, que a Cisco Talos chama de "VPNFilter", pode roubar informações pessoais, redirecionar o tráfego da Web, infectar outros dispositivos e - o pior de tudo - até mesmo "bloquear" dispositivos infectados para torná-los inutilizáveis.
Um router que tenha sido inicialmente infectado, um simples reboot não impedirá que este possa voltar a ser atacado; assim devemos garantir que o mesmo se encontra actualizado com o mais recente firmware disponibilizado pelo fabricante, mudar/usar uma password segura, e também desactivar opções como a gestão remota a partir da internet para minimizar ou impedir este tipo de infecções.
O malvado do VPNFilter pode recolher informação que posteriormente é enviada para o atacante, mas não são ainda conhecidas todas as suas capacidades, uma vez que emprega complexos sistemas de incriptação e técnicas concebidas para dificultar a tarefa dos investigadores de segurança que o tentarem analisar.
Ou seja cada vez estamos fod#$%s!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário