Um grupo de investigadores do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e da NOVA Medical School da Universidade Nova de Lisboa vai dar início a um projeto de investigação que pretende avaliar o efeito do consumo de cerveja na microbiota intestinal (flora intestinal), no perfil metabólico e lipídico, e ainda perceber qual o papel do álcool nesse efeito, em indivíduos saudáveis.
Liderado pela investigadora e especialista em Nutrição e Metabolismo do CINTESIS, Conceição Calhau, o ensaio clínico procura trinta voluntários saudáveis, do sexo masculino, entre os 18 e os 65 anos de idade, que estejam dispostos a consumir uma cerveja por dia, com e sem teor alcoólico (5,20%, 0,45% e 0% de álcool), durante 4 semanas.
"A colaboração no projeto não implica a toma de qualquer medicamento, apenas o consumo diário de uma cerveja, preferencialmente ao jantar, fornecida pela equipa de investigação", esclarecem os investigadores. Os participantes serão avaliados por um profissional de saúde no início e no final do estudo, e efetuarão análises de sangue, fezes e urina.
Os valores analíticos apresentados pelos voluntários serão avaliados antes e depois do consumo da cerveja em estudo. Esses dados serão depois comparados e o efeito da ingestão da cerveja aferido.
Os interessados em colaborar poderão inscrever-se através do e-mail microal.trial@nms.unl.pt ou do número de telefone 919 364 169. Numa primeira fase, o estudo decorrerá em Lisboa, nas instalações da NOVA Medical School (Campo Mártires da Pátria, 130). Deverá ser aberta uma segunda fase do ensaio, a decorrer no Porto.
O estudo foi aprovado pela comissão de ética da Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa. A informação dos voluntários será tratada de forma agregada, salvaguardando a confidencialidade dos participantes.

Sem comentários:
Enviar um comentário