Existe um número de telefone exclusivo para comunicar avarias em semáforos – 800 911 990.
A linha é gratuita e funciona 24h por dia.
O Sistema de Regulação de Tráfego GERTRUDE começou por ser instalado em duas zonas da cidade (Praça do Comércio e Restauradores), na década de 80, acabando por se estender a quase toda a cidade, totalizando hoje 12 zonas. Trata-se de um sistema (designado "Gestion Electronique de Règulation en Temps Réel pour l'Urbanisme, les Déplacements et l'Environnement" - GERTRUDE) que, através dos dados fornecidos por dispositivos de detecção (mais de 1400), permite aferir os fluxos de tráfego e, em tempo real, reagir às situações através do comando semafórico.
Assim, pode-se intervir segundo a segundo para impedir bloqueamentos de trânsito nos cruzamentos e regular as acções dos semáforos em função das vias excedentárias e das vias deficitárias em tráfego, gerindo os tempos de verde em cada cruzamento, por forma a facilitar o escoamento do tráfego e adaptando o sistema às suas permanentes flutuações.
A Central de Controlo de Tráfego da Câmara Municipal de Lisboa, onde está localizado o "cérebro" do sistema GERTRUDE, na Avenida Alexandre Herculano, dispõe da sofisticada tecnologia e dos meios humanos que permitem recolher e analisar em tempo real as informações enviados pelos sensores de tráfego instalados sob os pavimentos e intervir de imediato quando a situação o exige. É uma verdadeira central de comando, com os seus mapas sinópticos, quadros electrónicos de balanços, ecrãs gráficos e de visualização vídeo de diversos artérias e cruzamentos da cidade e quadros estatísticos.
Sem comentários:
Enviar um comentário