31 de março de 2016

Cleansed | Peça de teatro está a fazer espetadores desmaiar





Cinco espectadores tiveram de receber assistência médica e outros 40 saíram a meio da apresentação de "Cleansed"

Personagens a serem eletrocutadas, alimentadas à força ou até a ficarem sem língua. Estas cenas da peça Cleansed, em cena no National Theatre, em Londres, foram fortes de mais para muitos espectadores que assistiram ao espetáculo. Durante a primeira semana de exibição, cinco desmaiaram e tiveram de receber assistência médica e outros 40 abandonaram a sala perante a força das cenas apresentadas em palco, confirmou a produção, segundo o The Guardian.

Escrito pela falecida Sarah Kane e encenado por Katie Mitchell, Cleansed é um espetáculo sobre uma universidade transformada em centro de tortura, no qual várias personagens são submetidas a vários testes para provar o seu amor. Na página oficial da peça, existe um alerta para as imagens explícitas de violência física e sexual, mas muitos espectadores não esperavam tanto. E, conta o The Telegraph, faz lembrar o que aconteceu em 2014 com uma outra peça, Titus Andronicus, de William Shakespeare, em que cinco pessoas desmaiaram e cerca de 100 terão abandonado o espetáculo a meio.

A encenadora admite que até para o elenco foi difícil montar a peça, com atores e produtores a terem pesadelos durante a noite. E defende que o facto de ter sido escrita por uma jovem mulher também contribuiu para a onda de choque.

A autora, Sarah Kane, suicidou-se aos 28 anos, em 1999, à segunda tentativa, depois de ter dado nas vistas graças à controvérsia do seu trabalho, nomeadamente Blasted.

Cleansed já havia subido ao palco, numa outra encenação, em 1998.
As críticas, essas, são muito divergentes. O Daily Mail censura a violência gratuita; o Daily Telegraph salienta que tem o poder de chocar; a Time Out diz que é notável e de uma beleza selvagem.




Mais info aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário