12 de novembro de 2015

Exposição "Quando Lisboa Treme - de 1755 à Cidade Resiliente




Exposição "Quando Lisboa Treme - de 1755 à Cidade Resiliente"
 Museu de Lisboa - Palácio Pimenta.

Gravuras sobre o terramoto de 1755 e prevenção na cidade, maquetes da famosa "Gaiola Pombalina", bombas de água utilizadas na época, uma plataforma sísmica interativa, equipamentos de medição de sismos e ilustração das atividades da proteção civil são alguns dos materiais que compõem a exposição "Quando Lisboa treme - de 1755 à Cidade Resiliente", que é inaugurada dia 1 de novembro, às 16h00, no Museu de Lisboa/Pavilhão Preto. 
Uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa em parceria com o Instituto D. Luiz, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o Instituto Superior Técnico, que procura abordar os fenómenos sismológicos em Lisboa ao longo dos vários anos. 
O terramoto de 1 de novembro de 1755, o mais marcante pelo impacto e na memória coletiva dos portugueses, provocou a destruição de parte significativa da capital e foi considerado por alguns estudiosos como o maior sismo documentado da história da Europa.
Assinalar os 260 anos desta catástrofe natural é o pretexto para promover um maior conhecimento sobre as características associadas aos perigos e riscos dos fenómenos sísmicos e sobre as respostas na atualidade.
A exposição está patente até 1 de março de 2016, com visitas guiadas para escolas e público interessado.

Sem comentários:

Enviar um comentário