É descrito como um capacete invisível para andar de bicicleta mas mais parece um "airbag". É produzido em Portugal e carrega, via USB, em qualquer computador. Invenção é de duas sueca.
Quem já viu capacetes para ciclismo bonitos, práticos e que não despenteiem que levante o braço. Anna Haupt e Terese Alstin, duas designers industriais de formação, também não costumavam encontrar tal objecto nas lojas dedicadas às duas rodas.
Hövding é, na verdade, um colarinho que contém um "airbag" dobrado, apenas visto e activado quando se tem um acidente. Quando isso acontece, assume a forma de um carapuço, envolvendo e protegendo a cabeça do ciclista. O mecanismo é controlado por sensores que detectam movimentos anormais característicos de um acidente.
Para que o "airbag" não fosse activado com qualquer movimento, Anna e Terese estudaram os padrões dos acidentes de bicicleta, em situações do dia-a-dia. Além disso, ainda encenaram vários tipos de acidentes e registaram todos os detalhes. Depois, compilaram todos os dados e desenvolveram um método matemático que os distinguisse.
Capacete carregável via USB
A bateria tem um autonomia até 18 horas e leva seis horas a carregar, via porta USB, num qualquer computador. Com um uso médio de 30 minutos por dia, por exemplo, é necessário ser carregada a cada seis semanas.
Quando é ligado, através de um pequeno botão, acende-se uma luz, a par dos indicadores de bateria. A marca disponibiliza, ainda, actualizações para o produto, bem como novos sons de "on" e "off", sempre que for ligado a um computador com acesso à Internet.
A fazer lembrar os aviões, dentro do Hövding existe uma caixa negra que grava dados nos dez segundos imediatamente antes ou durante o acidente de bicicleta.
O colarinho é apenas a parte visível da invenção: é removível, lavável e pode ser trocado para condizer com a roupa, através de um fecho como o da gola de um casaco. À venda na Suécia e na loja online da marca, cada colarinho pode custar 50 euros e o Hövding completo chega aos 480 euros.
Mais Informações aqui:
Sem comentários:
Enviar um comentário