13 de junho de 2011

Viva o Santo António...viva o são...


santoantonio

Santo António é o santo português mais conhecido, um dos mais venerados e talvez o mais representado em todo o mundo. Nasceu em Lisboa, foi ordenado sacerdote em Coimbra, onde veio a ingressar na recém fundada ordem franciscana. Todavia, foi em Itália que se distinguiu como pregador e professor de teologia.

Faleceu em Pádua, em 13.06.1231, com 36 anos, sendo canonizado menos de um ano depois. Em 1946 foi declarado Doutor da Igreja. A sua presença na filatelia portuguesa é inevitável: é das figuras mais representadas, estando presente em quase meia centena de peças.
A Santo António são atribuídos muitos milagres, sendo mais conhecidos: o Sermão aos Peixes, que o vieram ouvir, já que os homens não o escutavam; o do burro, que se ajoelhou perante a hóstia; o do pé cortado, que o santo repôs; bem como o do Menino Jesus, que lhe apareceu muitas vezes. Iconograficamente, é representado com um livro na mão, simbolizando a pregação e a sabedoria; sobre o qual se encontra o Menino Jesus, que muitas vezes lhe apareceu; uma flor-de-lis, símbolo da pureza; um crucifixo florido ou com alusão a algum dos seus outros milagres.
Santo António também é popularmente conhecido como casamenteiro, tendo em Lisboa grande tradição as “noivas de Santo António”.

Sem comentários:

Enviar um comentário