O Chromebook, o computador portátil quipado com o sistema operativo da Google (o Chrome OS) foi lançado em diversos mercados internacionais. Portugal não é um deles.
Com preços a oscilar entre os 379 dólares (262 euros) e os 499 dólares (345 euros), o Chromebook de ambos os fabricantes terá um ecrã a rondar as 12 polegadas e o seu sistema operativo Chrome está optimizado para a utilização via Internet, com os ficheiros do utilizador a serem armazenados na “nuvem” - isto é, em cloud computing - e não no disco rígido do computador.
O armazenamento ‘online’ de ficheiros estará ligado às contas de Google dos utilizadores, que desse modo articulam caixas de correio electrónico e ligações a páginas como o YouTube e o Facebook aos ficheiros que tradicionalmente são mantidos em discos rígidos.
Em vez de guardarem as fotografias e os documentos no próprio computador, este aparelho está pensado para que os utilizadores façam esse armazenamento online; por exemplo no Picasa (no caso das fotos) e no Google Docs (documentos escritos).
Para alguns este computador ainda está à frente do seu tempo, uma vez que não serve para nada sem uma ligação à Internet, mas para outros este dispositvo faz todo o sentido porque mantém guardados os ficheiros de cada utilizador em servidores alheios e portanto nada fica perdido se o computador se estragar.
Ainda não foi anunciada uma data prevista para a chegada do Chromebook a Portugal.
Como vai ser em Portugal? Nós que gostamos tanto de sol :)
Mais informações aqui.
Sem comentários:
Enviar um comentário