2 de julho de 2013

FAB LAB em Lisboa

Lisboa inaugura o seu primeiro FAB LAB



É inaugurado na próxima terça-feira, 2 de Julho, às 12.00, o primeiro Fab Lab da cidade de Lisboa.  No Mercado do Forno do Tijolo (aos Anjos),  mais propriamente no antigo matadouro, abre agora um laboratório de fabricação digital que se destina à prototipagem rápida, fabrico personalizado e experimentação industrial. Neste equipamento, a matéria-prima principal será um produto totalmente nacional: a cortiça.
Além disso, este espaço constituirá mais um factor de atração para mobilizar profissionais independentes, criativos e empreendedores. Por isso, estarão presentes na ocasião conhecidos estilistas e chefs que vão explicar a importância destes equipamentos para a moda e para a gastronomia. 
A Câmara Municipal de Lisboa procurou com a dinamização deste espaço, além da reabilitação do Mercado Forno do Tijolo - garantindo a sua atividade económica original -  dotá-lo com uma nova vocação: vai contribuir para promover e estimular a criatividade e o talento, apostando, assim, na economia criativa como um caminho de desenvolvimento económico, social e cultural.
Neste projeto, o Município de Lisboa contou com a colaboração de parceiros como a Amorim, Iberomoldes, Etic, ESBAL, Ydreams e ainda a AIP.

O que é uma Fablab?
Trata-se de uma oficina aberta à comunidade que está equipada com um conjunto de ferramentas de prototipagem rápida bastante acessíveis e seguras, como fresadoras de pequeno e grande porte, máquinas de corte a laser e vinil, uma impressora 3D, uma bancada de electrónica, computadores e respetivas ferramentas de programação informática suportadas por software CAD e CAM. 
Assegurando uma aprendizagem prática, assente no "Learn by Doing", permite que os utilizadores desenvolvam as suas ideias e produtos em duas fases: primeiro concebendo os projetos com apoio informático, em 2D, que são depois materializados em 3D com o auxilio das máquinas e ferramentas disponíveis. 
Durante dois dias por semana a Fablab Lisboa estará aberta ao público, os restantes dias são destinados ao desenvolvimento de projetos de caracter social, workshops ou apoio ao empreendorismo.

Mais Info aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário